Home | Clínica | Equipa | Especialidades | Parcerias | Academia
   
  Ortodontia
  Implantologia
  Odontopediatria
  Protese Fixa
  Protese Removível
  Cirurgia Maxilo-Facial
> Periodontologia
  DTM e Dor Orofacial
  Apneia do Sono
  Dentisteria
  Endodontia
  Medicina e Patologia Oral


Periodontologia

A Periodontologia é a área da Medicina Dentária orientada para os tecidos de suporte do dente, no tratamento da doença gengival e periodontal e regeneração destes.

Gengivite é a inflamação da gengiva causada por agente irritantes como a placa bacteriana que dão origem a inflamação gengival e consequente hemorragia ou retracção gengival.

A doença periodontal caracterizada pela perda de suporte ósseo dos dentes, com perdas de alguns ou todos os dentes.

A acumulação de placa bacteriana associada a microorganismos patogénicos pode estar na origem da inflamação e da formação de bolsas periodontais profundas associadas a perda de suporte ósseo.

Contudo é possível que pacientes sem acumulação de placa desenvolvam doença periodontal e nestes casos a causa poderá ser de origem bacteriana sendo a evolução da doença mais rápida e de maior complexidade o tratamento.

As consequências são a hemorragia que pode estar associada a supuração, mobilidade dentária, alterações da posição dentária, retracção gengival e perdas dentárias.

O tratamento da doença periodontal passa pela eliminação da inflamação por meios mecânicos e químicos, evitando a evolução da destruição dos tecidos de suporte do dente e pela regeneração dos tecidos danificados recorrendo a enxertos gengivais e/ou ósseos.

 
Desenvolvido por FotoSoft